Fim de uma Era! Emuladores yuzu e citra são encerrados pela Nintendo

Acordo milionário com a Nintendo sela o destino dos populares emuladores de jogos.

Josef - robô do jogo Machinarium.
Pedro
Cover Image for Fim de uma Era! Emuladores yuzu e citra são encerrados pela Nintendo

O projeto yuzu, famoso emulador do console Nintendo Switch, está encerrando suas atividades conforme um acordo com a Nintendo. O acordo estipula que qualquer distribuição do yuzu, em forma de código-fonte ou compilado, seja proibida, além do fim do desenvolvimento do emulador.

De acordo com o acordo, o yuzu pagará US$ 2,4 milhões em danos à Nintendo para encerrar o litígio entre as partes. O site do yuzu e os serviços relacionados também serão encerrados, enquanto o repositório do yuzu no GitHub foi excluído, junto com todos os downloads de compilações.

Em uma declaração oficial, o projeto yuzu reconheceu que suas atividades poderiam contornar as medidas de proteção tecnológica da Nintendo, resultando em pirataria extensiva. Diante disso, decidiram encerrar o projeto para cumprir com as disposições do acordo.

Além disso, especula-se que o emulador Citra, utilizado para jogos do Nintendo 3DS, também possa ser afetado pelo acordo, uma vez que ambos os emuladores estavam sob a mesma gestão. Como resultado, o Citra também está encerrando suas atividades, com a remoção do repositório e de todos os downloads associados.

O encerramento do projeto yuzu e Citra representa o fim de uma era para os entusiastas de jogos que utilizavam esses emuladores para acessar títulos de consoles da Nintendo em outras plataformas.

Josef - robô do jogo Machinarium.

Pedro

Desenvolvedor do ng+.

Inscreva-se em nosso newsletter

Junte-se a nós para uma jornada semanal no emocionante universo dos jogos, com as principais notícias e tópicos mais pertinentes!

Comentários